Fitness

8 dicas para começar a sua “Road-to-Fitness” na Primavera

Num mundo perfeito, fazer exercício físico não seria uma actividade sazonal. Mas a realidade é que o é. Fica dificil sair à rua e manter o seu “road-to-fitness” quando o céu está cinzento e o tempo está frio, isto se não tiver motivação própria ou por um personal trainer. Ainda assim, se é mesmo impossível arrancá-lo do sofá e da mantinha durante o inverno, prepare-se, porque a Primavera é a altura perfeita para voltar a à sua vida saudável e agora não há desculpas! Uma coisa garanto, qualquer personal trainer

Vá para a Rua

Tire proveito do tempo. Tente correr, andar de bicicleta, nadar, ou qualquer outra actividade ao ar livre. A natação é um exercício fenomenal, porque é realmente desafiador e é um exercício que estimula quase todos os nosso músculos!

Também pode fazer algum tipo de treino de força, mesmo que isso implique levantar pesos, fazer pilates, ioga, ou até barra fixa. Quebre o seu treino em dias quando você está se concentrando na força e,  quando seus músculos estiverem em recuperação, opte por exercícios de cardio para “ficar com sangue fresco” para os seus músculos para que se lesione.

Faça um plano

“Muitas pessoas ficam sobrecarregadas porque olham para o panorama geral. Começam a criar barreiras mentais e pensam: “Estou tão fora de forma” ou “preciso perder muitos quilos”. Mais do que arranjar problemas, deve arranjar soluções! Tem que encarar um dia de cada vez e fazer um plano para ultrapassar todas estas barreiras.

Se tiver um plano na cabeça, é muito importante anotá-lo fisicamente. Experimente definir o que tipo de exercícios ou desportos vais fazer, a frequência, a duração e local! Optimize o seu tempo porque, se entrar sem um plano, dificilmente vai conseguir alguma coisa!

Definir metas realistas

O seu treino não deve durar mais de uma hora por dia. Se optimizar o seu treino e fizer os exercícios com boa intensidade, consegue fazer um treino eficiente feito em 30 a 45 minutos. Não exagere ou de certeza que não vai correr bem. Vai acabar por ficar cansado e não será capaz de manter esse ritmo durante muito tempo e por isso mesmo acaba por não ser sustentável!


Hidrate-se!

As pessoas andam demasiado ocupadas para perceber a importância de beber água, mesmo que não tenham sede. Se estiver a bérber chá ou cafeína, não espere que a sua sede seja saciada, muito pelo contrário, já que as bebidas com cafeína têm precisamente o efeito de desidratação, e por isso mesmo isso deve compensado.

Solução? Esta é a mais óbvia de todas. Ande com uma garrafa durante o seu dia e hidrate-se. Lembre-se, devemos ingerir diariamente aproximadamente entre 1,5 e 3 litros de água.

 

Dormir, dormir e dormir

Dormir é extremamente importante e é definitivamente o que a maioria das pessoas ignora. Assim que você começar a fazer exercício, o seu corpo vai precisar de sono extra para se auto-repara. Por isso lembre-se, deve sempre dormir pelo menos 7 horas por dia para o seu corpo conseguir recuperar.

Comer bem e saudável

A maioria das pessoas começam a fazer exercício porque querem perder peso, mas a dieta alimentar é tão ou mais importante que o próprio exercício. O exercício moldará o seu corpo, mas alimentação é tudo já que, por muito que treine, nunca vai supera uma má dieta.

Um enorme erro é associar comer a pouco a alimentação saudável e a emagrecimento. Este é um erro crasso. O seu corpo precisa de pelo menos 1600 calorias diariamente para funcionar a 100%. Mais importante que quanto come, é o que come. Opte por uma alimentação saudável e equilibrada, sem grandes exageros. Se tiver dificuldade nesta área, fale com um nutricionista!

Movimente-se durante todo o dia inteiro

O movimento ao longo do dia é mais importante do que o tempo no ginásio. Se estiver activo durante o dia, provavelmente vai queimar mais calorias com movimentos diários.

Um passeio à hora de almoço, ir pelas escadas em vez do elevador, levantando-se e andando de hora em hora, ou indo passear o seu cão numa longa caminhada, são algumas ideias que podem melhorar a sua qualidade de vida.

Definir metas

Mais do que definir metas sobre o peso que quer atingir, ou sobre o volume do seu bícipe, tenta definir metas tendo em conta o seu desempenho (nr. de flexões, nr. de km percorridos em x tempo). Além de ser mais divertido, também entrará num regime de competição consigo, em que cada dia vai ser um novo motivo para auto-superação. Os músculos, a barriga com abdominais e a perda de peso vêem depois por acréscimo!

Alguns objetivos de desempenho que pode definir:

  • Executar um km em X minutos
  • Veja quanto tempo executa X exercício sem parar, e tente superá-lo
  • Defina um objetivo de quantas flexões quer fazer
  • Fazer circuito de treino em X tempo e depois tente superar
  • Divirta-se! (esta é provavelmente a meta mais importante

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *